É um teste muito fácil de ser realizado, devendo o ordenhador ter em mãos uma “raquete” de CMT: um utensílio que possui 4 círculos, sendo que em cada um deles deve ser despejado leite, de cada um dos tetos, separadamente. Deverá ser colocado em cada quadrante cerca de 2 ml do reagente e aí observaremos se há ou não a reação, ou seja, se houve ou não a formação de gel/ gelatina.
Acima, raquete de CMT
Caso haja a formação em algum dos quadrantes, devemos ao final fazer uma linha de ordenha, de forma que deverão ser ordenhados em primeiro lugar os animais que não tiveram qualquer reação (negativos), e, na sequência, os que apresentaram um teto positivo , depois 2 tetos positivos e assim por diante. Por fim, deverão ser ordenhado os animais que apresentam a mastite Clínica.
Podemos dizer que esse teste nos possibilita uma visualização de nosso rebanho para que possamos saber quais de nossos animais possuem mastite subclinica. Assim, fazendo a linha de ordenha, podemos com certeza afirmar que estaremos prevenindo a mastite subclínica e clínica, diminuindo a infestação desta enfermidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário