Ontem falamos sobre mastite e podem ter certeza de que não vou esquecer de postar fotos ilustrando vários casos de mastite, seja ela ambiental ou adquirida em currais pela má higienização dos utensílios de ordenhas!!!
Muitas coisas ocorrem durante uma ordenha, e nós devemos prestar bastante atenção em todos esses procedimentos. O animal não nos responde como uma pessoa, então devemos perceber o seu jeito, se estão bem, com dores, se apresentam algum comportamento diferente, o que deve ser feito diariamente e em cada ordenha.
Assim, o ordenhador deve todos os dias, em primeiro lugar, estar calmo, o que nem sempre acontece na prática. É comum vermos ordenhadores que, nervosos por algum motivo outro motivo, acabam descontando nos animais de ordenha e prejudicando parcial ou até mesmo totalmente a produção daquele dia.
Às vezes, por mais que seja difícil mudar a forma de agir de um produtor, devemos tentar isso, pois essas questões são como “custos invisíveis”, ou seja, ele não está computando isso em seu custo mensal, muito menos em seu balanço anual, mas acabam influindo em seu orçamento. São vizualizadas somente na prática, por um bom observador!
A partir de amanhã, começaremos a falar sobre as formas de prevenção da doença!
Fiquem à vontade para usar este espaço também para tirar dúvidas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário