Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre a higienização da ordenha. Devemos prestar atenção especial ao processo de higienização, pois caso o mesma não seja realizado da forma correta, estaremos contaminando os equipamentos de ordenha e, consequentemente, teremos uma alta contagem bacteriana no leite e uma possível contaminação dos tetos dos animais com microorganismos indesejáveis.
Assim, ao realizarmos a ordenha, de forma calma e consciente, devemos realizar a limpeza dos equipamentos da seguinte forma:
1 – lavar o equipamento em água corrente, até sair o excesso de leite das mangueiras e teteiras;
2 – introduzir no equipamento água a temperatura de 70º C , para que facilite a saída dos resíduos de leite das mangueiras, juntamente com um detergente clorado; a temperatura de saída da água deverá ser de mais ou menos 45ºC, não podendo esfriar muito alem disso pois caso contrário o equipamento não será limpo corretamente. Esse procedimento deve durar cerca de 10 minutos, e a temperatura deverá ser aferida sempre com um termômetro;
3 – após a entrada do detergente clorado, devemos lavar novamente com água corrente, para que saia todo o resíduo do desinfetante;
4 – deixar os equipamentos em um local seco e arejado preferencialmente pendurados conforme as fotos abaixo:
Já as fotos a seguir mostram o que jamais deverá ser feito: equipamentos no chão e sem limpeza alguma:
A lavagem com ácido pode ocorrer diariamente, se realizada em pequena dosagem, ou semanalmente, em maior dosagem. Aqui devemos tomar cuidado com uma coisa muito importante: a lavagem com o ácido deverá ocorrer sempre depois da última passagem de água corrente, pois caso coloquemos o ácido logo após a lavagem com detergente clorado, ocorrerá a chamada “pedra do leite”, que nada mais é que uma reação entre o ácido e o cloro. Por isso, bastante atenção neste item!
E para quem faz a ordenha de forma manual, da mesma forma deve ser realizada a lavagem de seus utensílios e uma vez por semana a lavagem “especial”, com água quente e cloro, retirando assim todos os resíduos de leite de baldes, peneiras e outros equipamentos.
Pessoal, quem tiver alguma dúvida, quanto aos produtos e dosagens, ou mesmo sugestão de tema que gostaria de ver aqui, é só enviar o comentário que farei o possível para ajudar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário