O teste da caneca de fundo escuro serve para mostrar a ocorrência de mastite clínica no animal.
Antes de os animais serem ordenhados, deverá ser retirado um jato de leite de cada teto, em cima do fundo escuro da caneca, devendo ser observado se há formação de grumos ou não.
Caso haja a formação de grumos, o animal apresenta a forma clínica da doença, devendo ser separado do rebanho e ordenhado por último. Tal medida deve ser adotada para que não favoreçamos a transmissão dessa enfermidade ao rebanho e para que o mesmo possa ser tratado; o animal contaminado deverá permanecer por um período indeterminado (dependerá do tratamento) em último na linha de ordenha. Também devemos observar o período de carência do remédio utilizado, para que não seja contaminado o leite de outros animais, devendo ser descartada a produção deste animal contaminado.
Dessa forma, posso concluir que este teste deve ser feito em todas as ordenhas, e em todos os animais a serem ordenhados, e é de extrema eficiência, tanto nos cuidados da produção quanto dos animais.
Outro ponto positivo do teste da caneca é o rápido diagnóstico da enfermidade, possibilitando assim um tratamento mais eficiente dos animais contaminados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário